Excelentes Blogs para quem quer aprender Inglês:

1) http://teclasap.blog.uol.com.br/. Autor do Livro Como não aprender Inglês (Michael Jacobs)

2) http://www.inglespraque.com/

3) Quer saber mais sobre expressões da Língua Inglesa, consulte: http://www.answers.com/library/Idioms


Junho de 2007

Gostaria de agradecer ao Alessandro que nos deu essa dica.

Realmente vale a pena conferir o site: http://www.englishexperts.net/ e também o site da BBC
http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/

Português nosso de cada dia

Ao tentar escrever "vale a pena" me deparei com a dúvida: - "Tem crase?".
Fui consultar o google e encontrei a coluna da Professora THAÍS NICOLETI DE CAMARGO

Agora, com certeza, posso dizer, "vale a pena" conferir:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/noutraspalavras/ult2675u30.shtml

Aprendi que :
"Na coluna anterior, vínhamos tratando das ocorrências de crase. É importante lembrar que só ocorre crase quando há sobreposição de dois "as". Muito bem. Durante a leitura de uma revista semanal, encontrei a seguinte frase: "Contra à China, o Governo Lula regulamentou a adoção de salvaguardas".

Ao empregar o acento grave no "a" que sucede a palavra "contra", o redator comete um equívoco bastante freqüente: não leva em conta que, sendo a palavra "contra" uma preposição, o "a" que se segue a ela só pode ser um artigo (e, portanto, não ocorre crase!). Esse é o mesmo engano que comete quem escreve "Faltam quinze minutos para às três horas". Ora, se "para" é uma preposição, o "as" que se segue a ela só pode ser um artigo (não uma contração de preposição com artigo).

Vale a pena lembrar algumas preposições: ante, perante, entre, para, contra... Não ocorre crase depois delas. Assim: "Ante a situação (e não "ante à"), ele tergiversou", "Ele mentiu perante a juíza" (e não "perante à"), "Estarei lá entre as 15h e as 16h" (e não "entre às").

Também é muito comum encontrarmos em tabuletas ou faixas dizeres como os seguintes: "Liquidação dos estoques à partir do dia 20". Por que razão a expressão "a partir" teria seu "a" craseado? Difícil compreender. É preciso observar que "partir" é um verbo e isso torna impossível que seja antecedido por um artigo feminino, o que seria necessário para que ocorresse a crase."

Até